Tendências para o design de interfaces e para o UX design em 2013

É recomendável que um bom designer de interfaces e um bom designer de experiências de uso estejam sempre alinhados com as tendências atuais. Caso contrário, esses profissionais serão superados por designers mais antenados com o que está acontecendo no mercado.

Algumas das maiores tendências hoje em dia são a simplicidade, cores chapadas, imagens vetoriais escalonáveis (SVG – Scalable Vector Graphics), tipografia, design responsivo (grids e elementos flexíveis, fazendo com que os layouts se adaptam à diferentes dispositivos), entre outras.

O site Awwwards criou um infográfico que mostra quais são as tendências nas áreas de design de interfaces e de UX design para 2013. Confira o resultado abaixo.

Tendências para o design de interfaces e para o UX design em 2013

Logo após a divulgação desse inforgráfico, o site Interaction Design Foundation publicou na sua fan-page do Facebook uma foto simulando o resultado da interface do sistema operacional iOS, caso a Apple adotasse o uso de cores chapadas. Se isso acontecesse, o iPhone ficaria desse jeito:

iOS Flat Design

Eu curti o resultado! E também achei que está bastante alinhado com algumas discussões de projeto de interfaces para aplicativos iOS que eu tenho acompanhado (embora essas discussões não sejam exatamente sobre o uso de cores chapadas). Ultimamente, tenho visto que alguns UX designers estão propondo uma mudança no visual dos apps de iPhone e iPad, na tentativa de criar uma interface mais padronizada e que aproxime a experiência de uso tanto no iOS quanto no Android. Usar algumas dessas tendências para o ano de 2013 me parece um bom caminho!

Só nos resta acompanhar o rumo que toda essa história vai tomar e quais tendências, de fato, irão emplacar e se consolidar. Se você é um designer de interfaces ou um UX designer, a “responsabilidade”, de certa forma, está nas suas mãos 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *