Os sete erros no escritório

Um dos objetivos da ergonomia é melhorar a saúde e o conforto, através do projeto de ambientes seguros, saudáveis, eficientes e adequados às necessidades e características das pessoas. Portanto, através da ergonomia, estuda-se aspectos como posturas e movimentos corporais, fatores ambientais, relação entre mostradores e controles, etc.

Se levarmos em consideração que muita gente passa, pelo menos, 40 horas por semana trabalhando em um escritório, esse tipo de estudo (ergonômico) ganha mais relevância ainda. Logo, corrigir posturas e adequar elementos de conforto térmico e iluminação no escritório podem melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Recentemente, a seção Bem-Estar do Zero Hora publicou um infográfico com algumas dicas bem interessantes. Confira todas essas dicas abaixo.

Os 7 Erros no Escritório

1. Não encostar a coluna na cadeira:
Encosta a coluna no encosto da cadeira, com apoio em 90 graus, previne dores nas costas e problemas posturais que prejudicam a qualidade de vida.

2. Pouco espaço embaixo da mesa:
É preciso manter espaço livre para as pernas embaixo da mesa para poder aproximar a cadeira da mesa e manter a postura adequada.

3. Mesa muito alta / cadeira muito baixa:
Os punhos devem estar em extensão para a digitação, para evitar dores e problemas como tendinites.

4. Pescoço inclinado para falar ao telefone:
Evite digitar enquanto fala ao telefone, para não ficar com o pescoço inclinado. Segure o telefone com uma das mãos e tome nota dos recados à caneta. Outra opção é o uso de fones de cabeça.

5. Luz da janela na tela do computador:
O ambiente deve estar bem iluminado e a luz natural é preferível à artificial, mas é preciso tomar cuidado com reflexos na tela do computador, para não cansar a visão.

6. Ar-condicionado acima da mesa:
O posicionamento e a temperatura do ar-condicionado deve ser confortável para evitar problemas respiratórios. A limpeza dos filtros também merece atenção.

7. Comida em cima da mesa de trabalho:
Evite fazer refeições na mesa de trabalho, até porque a pausa é importante para o bem-estar. Toda atividade repetitiva deve ter intervalo a cada uma hora.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *