O primeiro site da internet completa 20 anos

Em 1989, o físico britânico Tim Berners-Lee inventou a WWW, também conhecida como W3 ou World Wide Web (o que podemos chamar, em uma tradução bastante livre, de “grande teia mundial” ou “ampla teia mundial”).

Os primeiros testes foram realizados em dezembro de 1990, nos laboratórios do CERN (antigo acrônimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, conhecido hoje como Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear ou Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire, em francês), o maior laboratório de pesquisa de Genebra, que abriga projetos de aceleração de partículas.

No dia 30 de abril de 1993 (há exatos 20 anos), o CERN publicou um estatuto que tornou a tecnologia por trás da WWW disponível gratuitamente. Essa tecnologia consistia, basicamente, de um software que era executado em um servidor Web, um navegador (browser) e uma biblioteca de código.

Dessa forma, nasceu a World Wide Web, no endereço info.cern.ch. O computador NeXT de Berners-Lee que hospedou o primeiro site da internet ainda está no CERN, mas o endereço URL original não é mais o mesmo.

Computador NeXT de Berners-Lee que hospedou o primeiro site do mundo
Computador NeXT utilizado por Tim Berners-Lee, em 1990, para desenvolver o software para hospedar sites e navegar através das páginas da WWW (crédito da foto: CERN).

tIM berners-Lee e a sua criação, a World Wide Web
Tim Berners-Lee e a sua criação, a World Wide Web, em 1994 (crédito da foto: CERN).

No entanto, para comemorar os 20 anos do nascimento da WWW, os pesquisadores do CERN anunciaram que vão iniciar um projeto para recuperar o primeiro site da internet e preservar os arquivos associados com o nascimento da World Wide Web.

Durante muitos anos, essa URL estava desativada. O endereço funcionava apenas como um redirecionador para o domínio http://info.cern.ch. Nós colocamos os arquivos on-line novamente, utilizando o arquivo hospedado no site da W3C. Essa é a cópia de 1992 do primeiro site da internet – o arquivo mais antigo que conseguimos encontrar. Mas continuaremos tentando recuperar suas versões anteriores (Dan Noyes).

É bastante compreensível (para não dizer óbvio) o fato de que o primeiro site da internet era dedicado ao projeto de construção da WWW. Esse site, basicamente, descrevia o que era a W3 e fornecia instruções sobre como acessar outros documentos (ou sites).

Primeiro site do mundo
Primeiro site da internet (crédito da imagem: CERN).

Browser original do CERN
Navegador (browser) original do CERN, sendo utilizado no computador NeXT de Tim Berners-Lee em 1993 (crédito da imagem: CERN).

Primeiro código HTML do mundo
Código HTML do primeiro site da internet (crédito da foto: Stephen Shankland/CNET).

Ficou com vontade de ver o site original? Então clique no link que reproduz o primeiro site da internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *