Geronimo-E KIA: o backchannel da operação secreta que matou Osama Bin Laden

Hoje é dia 1º de Maio, uma data tradicionalmente famosa, por causa do feriado do dia do trabalho. Além do feriado, hoje também faz 19 anos que Ayrton Senna morreu no GP de Imola, na Itália. Mas existe um terceiro motivo que torna essa data famosa: o término da caçada à Osama Bin Laden, talvez o terrorista mais famoso do mundo – se não era o mais famoso, pelo menos durante uma década foi o mais procurado. E essa busca terminou há exatos 2 anos, no dia 1º de Maio de 2011, quando Osama Bin Laden foi morto durante uma operação secreta das forças armadas dos EUA na cidade de Abbottabad, no Paquistão.

As pessoas de todo o mundo só ficaram sabendo dessa ação algumas horas depois do seu desenrolar, quando o presidente Barack Obama fez um pronunciamento, contando os detalhes da operação.

Pronunciamento do Presidente Barack Obama sobre a morte de Osama Bin Laden

Hoje, sob minha administração, os Estados Unidos lançaram uma operação dirigida contra esse edifício em Abbottabad, Paquistão. Um pequeno grupo de norte-americanos realizou a operação com uma capacidade e coragem extraordinárias. Nenhum americano se feriu ou foi prejudicado. Eles tomaram cuidado em evitar vítimas civis. Após um tiroteio, mataram Osama Bin Laden e mantiveram seu corpo sob custódia (Barack Obama).

Só que muito antes desse pronunciamento do presidente Barack Obama, Sohaib Athar, um paquistanês consultor de TI de 35 anos e “vizinho” do esconderijo de Osama Bin Laden, já havia narrando pelo Twitter (através do seu username @ReallyVirtual), e em tempo real, partes da operação secreta dos militares norte-americanos. Até então, ninguém sabia (nem o próprio Sohaib) do que se tratava os sons de helicópteros ou os tiros disparados durante a madrugada na cidade de Abbottabad. Mas após a notícia da operação secreta vir à tona, Sohaib Athar se tornou uma celebridade mundial por causa dos seus tweets.

Uh oh, now I’m the guy who liveblogged the Osama raid without knowing it (Sohaib Athar).

Na mesma hora em que Sohaib Athar tuitava (mesmo sem saber exatamente o que estava acontecendo), provavelmente o presidente Barack Obama estava recebendo o telefonema de Leon E. Panetta, diretor da CIA, com as seguintes palavras: “Geronimo-E KIA”. Para entender o significado dessas palavras, é preciso saber que “Geronimo” era o codinome que os militares dos EUA usavam para se referir à Osama Bin Laden; “E” é a primeira letra da palavra da língua inglesa “Enemy”, que significa inimigo; A sigla “KIA” significa “Killed-In-Action”, expressão utilizada pelos militares norte-americanos para descrever que alguém foi morto em ação, ou seja, durante um combate em uma guerra. Portanto, a frase dita pelo diretor da CIA para o presidente dos EUA era algo do tipo “o inimigo Geronimo foi morto em ação”.

Para mim, os tweets de Sohaib Athar representam o backchannel da operação secreta que matou Osama Bin Laden. Talvez você esteja perguntando: “mas o que significa backchannel?”. Eu explico: o crescimento de sites como o Twitter e o Facebook deu origem à idéia de que todos os eventos têm um frontchannel e um backchannel. Um jogo de futebol, por exemplo, é o frontchannel, enquanto a discussão promovida pelos torcedores durante o jogo, que postam mensagens nas redes sociais, é o backcahnnel. Cada vez mais, serão construídos aplicativos e/ou dispositivos que oferecem meios para as pessoas monitorarem, filtragem e interagirem com a conversa que acontece em torno de um evento.

Está certo que ninguém sabia, de fato, o que estava acontecendo no momento em que Sohaib Athar escrevia seus tweets. Por isso, não existia uma discussão em torno do evento “a operação secreta que matou Osama Bin Laden”. Mas, tecnicamente, os tweets de Sohaib Athar podem ser considerados como o backchannel da operação. Dê uma olhada nas mensagens postadas por ele na madrugada do dia 1º de Maio de 2011 e veja se concorda comigo (ou não).

Além dos tweets, Sohaib Athar também publicou uma foto do esconderijo de Osama Bin Laden.

Osama Bin Laden Hide Out

E em seguida, enviou o link de um vídeo desse esconderijo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *