Responsabilidades como Gerente de UX/Produtos/Equipes

Muito prazer, me chamo Eduardo 😉

Sou Gestor de UX/Produtos/Equipes. Participei da criação e lançamento de mais de 110 produtos de internet e trabalhei em mais de 390 projetos. Acredito que o pensamento criativo e a capacidade de solucionar problemas podem ser aplicados para projetar estratégias e negócios. Meus objetivos são: 1) Construir (de ponta a ponta) a UX e a visão de produtos, utilizando uma abordagem centrada nos usuários para a criação de estratégias que consideram a perspectiva dos consumidores para a tomada de decisões; 2) Gerar e difundir conhecimentos, treinar e capacitar pessoas, além de descobrir e selecionar talentos.

Minhas responsabilidades como Gerente de UX/Produtos/Equipes são:

  • Contribuir para a formação de uma visão sobre negócio como um todo, atuando na definição de objetivos estratégicos, metas, prioridades, processos de trabalho, tecnologia, sistemas, requisitos, métricas de desempenho, etc.
  • Definir metas para aumentar a aquisição de clientes, a retenção de clientes e a participação de mercado.
  • Trazer a perspectiva do usuário (suas necessidades e os seus problemas) para as decisões de negócios.
  • Criar soluções para aumentar a satisfação do cliente, a lealdade à marca e a diferenciação de mercado.
  • Definir como deve ser a UX dos produtos da empresa, estabelecendo quais são os parâmetros de uma boa experiência, quais são os parâmetros da equipe e quais são os caminhos a serem seguidos hoje e no futuro.
  • Atuar como um facilitador junto às demais áreas da empresa, a fim de resolver problemas, remover impedimentos e conciliar pontos de vista diferentes, promovendo condições para a entrega da melhor experiência de uso possível dos produtos da empresa (levando-se em consideração as restrições de tecnologia, de prazos, de orçamento, de alocação de pessoal, de necessidades do negócio e de necessidades dos usuários).
  • Priorizar tarefas, mapeando-as em um gráfico com parâmetros como “Impacto vs. Facilidade de Implementação” ou “Importância (tanto para o negócio quanto para os usuários) vs. Viabilidade (dificuldade técnica e recursos disponíveis)”, estabelecendo um roadmap para implementá-las e alocando colaboradores em função dessas demandas/prioridades.
  • Aprovar/reprovar as soluções de projeto que são criadas pela equipe, dando o devido direcionamento, participando ativamente das discussões de projeto e assumindo total responsabilidade pelas soluções propostas.
  • Prestar qualquer tipo de ajuda, suporte ou apoio para a equipe, criando condições para os colaboradores poderem realizar o seu trabalho da melhor forma possível.
  • Descobrir e selecionar profissionais talentosos, desenvolvendo suas habilidades e agrupando-os em equipes de alto desempenho.
  • Criar personas e cenários de uso para auxiliar no projeto de produtos de acordo com as necessidades das pessoas e as suas jornadas de uso.
  • Obter feedback constante dos usuários, por meio de pesquisas qualitativas (avaliação cooperativa, card-sorting, entrevista, experimento controlado, grupo de foco, teste de usabilidade, etc.) e quantitativas (questionário e teste A/B).
  • Criar protótipos de produtos para tangibilizar as soluções de design que foram propostas, permitindo que a equipe possa entender e testar estas soluções.
  • Administrar o orçamento, planejando, reprojetando e administrando os gastos com CAPEX e OPEX.
  • Avaliar produtos por meio de guidelines de usabilidade e boas práticas para o design de telas.
  • Organizar o backlog de funcionalidades e priorizar qual deverá ser desenvolvida primeiro, adotando um ciclo de trabalho incremental (um pedaço de cada vez) para colocar este desenvolvimento em prática.
  • Priorizar, com o time de desenvolvimento, a viabilidade técnica de novas funcionalidades para o(s) produto(s).
  • Priorizar, com os stakeholders, a importância para o negócio de novas funcionalidades para o(s) produto(s).
  • Estabelecer uma rotina de acompanhamento de desempenho (tanto individual quanto coletivo) da equipe, fornecendo feedback constante para cada colaborador e sempre alinhando as expectativas quanto aos resultados que estão sendo entregues.
  • Planejar o crescimento de carreira de cada funcionário da equipe, observando sua evolução e recompensando-os de acordo com um regime justo de meritocracia.
  • Contribuir para a otimização dos fluxos de trabalho, propondo novas metodologias e novas abordagens de projeto.
  • Contribuir para a formação de uma cultura de inovação, incentivando discussões sobre quebra de paradigmas e visões de futuro.

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